Nos séculos XVI e XVII os ingleses apoiados pelo absolutismo expulsaram os camponeses de suas terras, e se apossaram delas transformando-as em pastagens. Os camponeses acabam migrando para as cidades e formam a classe operária.
 No final do século XVIII surge a revolução industrial na Inglaterra, e com ela surgem também o capitalismo financeiro e o liberalismo econômico. Com isso, a classe operária sofre com a alta jornada de trabalho e concorrência ocasionada pelo excesso de mão-de-obra, além da utilização das máquinas.
 No final do século XIX surge a 2° revolução Industrial, que se dá através do advento da eletricidade. Paralelamente as disputas Imperialistas na Europa ocasionaram a 1° guerra Mundial ( 1914-1918) e a ascensão dos Estados Unidos da América.
 Portanto, no inicio  do século XX , Frederick Taylor cria o Taylorismo, que logo é posto em prática por Henry Ford; e denominado de Fordismo.
*Fordismo -Subdivisão de atividades e produção em série em linha de montagens.
   A alta produção e o baixo consumo acarretaram em 1929, na queda da bolsa de valores de Nova york que acabou influenciando o mundo inteiro. O presidente Roosevelt cria o "New Deal" ( Novo acordo), um conjunto de medidas que o Estado adota para intervir na Economia.
  A consolidação do socialismo na URSS, a crise de 1929 e a expansão do nazismo vão culminar na 2° guerra Mundial (1939-1945).
  Com o final da 2° guerra, os Estados  Unidos e a URSS sairiam como grandes beneficiados. Foi criada a ONU e o Estado de Israel. John Keynes desenvolve uma doutrina econômica , denominada de Keynesianismo, que tinha por finalidade  aumento nos investimentos públicos e sociais para recuperar a economia, surgindo assim o Estado de bem-estar social, que vai perdurar por 30 anos.
 Com a crise do petróleo, nos anos 1970, esse modelo econômico é enfraquecido. O preço do Barril  de petróleo aumenta e com isso, os índices da inflação sobem.
  No final da década de 1980 e início dos anos de 1990, o final da guerra Fria e da URSS decretam a hegemonia do capitalismo, e a nova ordem Mundial.
 A abertura e a flexibilidade da economia Mundial iniciam o que é chamado de terceira revolução indústrial. Essa tem por fim a nova Divisão Internacional do trabalho, dando origem ao novo processo de globalização e  a prática de uma política neo-liberal.
Toyotismo - produção flexível baseada no conhecimento científico.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário